Conheça os poderes da cúrcuma

A Ayurveda, ciência da vida em sânscrito, é considerada um dos primeiros sistemas medicinais do mundo. Seus conhecimentos foram desenvolvidos na Índia há mais de sete mil anos e hoje muitos de seus métodos vêm sendo estudados e incorporados a tratamentos modernos. O uso medicinal da cúrcuma foi descoberto aqui, sendo usada como antialérgico, cicatrizante, anti-inflamatório e até no tratamento de problemas respiratórios.

A cúrcuma é uma planta que tem origem asiática. Quando seca e moída, sua raiz é muito utilizada como tempero culinário. Muitas pesquisas recentes confirmam os inúmeros benefícios que o uso diário dessa especiaria pode trazer ao corpo, listamos aqui alguns deles. 

  1. Anti-inflamatório

Um de seus principais componentes, a curcumina (responsável pelo tom amarelado da raiz), tem sido objeto de diversos estudos que comprovam sua eficácia no tratamento de diversas inflamações, especialmente por agir diretamente no agente inflamatório, combatendo de fato todos os sintomas. Pioneira no tratamento da artrite e dores nas articulações. 

  1. Digestivo e detox

Estudos comprovam a ação antibacteriana e antiparasitária da curcumina dentro dos órgãos digestivos, além de contar com propriedades que estimulam as atividades das enzimas responsáveis pela digestão. É bastante recomendado para quem sofre com prisão de ventre. Fora isso, uma pesquisa recente afirma que o chá de cúrcuma promove grande desintoxicação do fígado e aumento da produção de bile, melhorando ainda mais o processo digestivo e prevenindo ataques cardíacos causados pelo bloqueio das artérias.

  1. Tratamento de Alzheimer

A curcumina é considerada um grande agente antineuroinflamatório, sendo assim os portadores de Alzheimer, esclerose múltipla e outros problemas causados por inflamação neural, podem ser beneficiados pelo consumo da cúrcuma.

  1. Combate à depressão

O uso diário de cúrcuma auxilia na manutenção das células cerebrais, tornando-se um potencial tratamento preventivo contra a depressão. Além disso, incentiva a liberação de neurotransmissores como a dopamina, responsável pela sensação de realização e prazer.

  1. Cicatrizante

O pó de cúrcuma auxilia no processo de cicatrização, especialmente por suas propriedades antissépticas, sendo recomendado o uso em caso de queimaduras, cortes ou inchaços na pele. Além disso, por conta de suas propriedades antibacterianas, também alivia coceiras e eczemas.

  1. Potencial na prevenção e tratamento do câncer

Ainda sujeito de muitas pesquisas, a curcumina já foi citada diversas vezes como um recurso que previne e auxilia no tratamento de câncer. Isso por inibir o surgimento e progressão de tumores, além de estimular a morte de células diferenciadas.

  1. Prevenção de diabetes tipo 2

Pesquisas que vêm sendo realizadas afirmam que a curcumina melhora as funções globais de células pancreáticas responsáveis pela produção e liberação de insulina, sendo assim recomendado para pessoas com grandes chances de se tornarem diabéticas.

 

 

Compartilhe nas redes sociais!