Benefícios da Lentilha

Cultivada no Oriente e trazida ao Brasil pelos europeus, a lentilha é uma leguminosa e por isso rica em fibras, que ajudam o trânsito intestinal e, se consumidas regularmente, previnem câncer de cólon e diverticulites. Fibras também são famosas por darem a sensação de saciedade, logo, são aliadas de quem quer emagrecer. Outra boa fama do legume é a grande concentração de proteínas de origem vegetal, importantíssimas para a manutenção do organismo, principalmente para pessoas vegetarianas que não têm acesso a proteínas animais.

 Por que comer lentilhas

Resultado de imagem para lentilhaApesar de ser rica em carboidratos, as lentilhas podem ser preparadas sem adição de gorduras, se tornando assim uma ótima refeição para uma dieta de emagrecimento. Pode-se então concluir que os 7 principais benefícios de comer lentilhas incluem:

  1. Ajudar a diminuir o colesterol – porque têm fibras insolúveis que diminuem a absorção de gorduras.
  2. Desintoxicar o organismo –  limpam os intestinos, evitando a absorção de toxinas pelo organismo
  3. Diminuir a Tensão Pré-Menstrual – pois contêm uma substância chamada de lignanas, que tem uma ação semelhante aos hormônios femininos como os estrogênios que ajudam a diminuir os sintomas de TPM.
  4. Combater a diabetes – porque apesar de ter muitos carboidratos, têm muitas fibras e fazem com que o açúcar não aumente muito no sangue.
  5. Prevenir e tratar a anemia – alimento muito rico em ferro, recomendado especialmente para vegetarianos com tendência a desenvolver anemia.
  6. Ajudar a prevenir o câncer – porque além de serem ricas em fibras que diminuem o risco de câncer no cólon têm antioxidantes que protegem as células do corpo.
  7. Melhorar a saúde dos ossos – além de ter cálcio, contém isoflavonas que ajudam a produzir hormônios importantes para fortalecer os ossos.

Além disso, as lentilhas são ricas em zinco, que ajuda a fortalecer o sistema imune e são muito boas para tratar a anemia porque têm muito ferro e, além disso, sua alta quantidade de fibras melhora o trânsito intestinal e alivia a prisão de ventre e o inchaço da barriga.

 

 

 

Fonte: Tua Saude

Compartilhe nas redes sociais!