Benefícios da Cavalinha

A cavalinha é uma planta bastante comum nas cidades e muito popular hoje em dia entre os blogs de dieta para emagrecimento, especialmente por seu fácil acesso e preparo. Mas, muito além dos benefícios que a planta pode trazer para redução de medidas, a cavalinha vem sendo usada há anos por suas propriedades medicinais, especialmente seu chá. Por isso, reunimos aqui alguns de seus principais benefícios para que você tome conhecimento e incorpore no seu dia a dia.

  • ACELERA O METABOLISMO E COMBATE A RETENÇÃO DE LÍQUIDOS

O chá de cavalinha pode auxiliar bastante no processo de emagrecimento por acelerar o metabolismo, ou seja, faz com que a queima de gorduras e calorias aconteça de maneira mais rápida. Além disso, a bebida é diurética, então ajuda na eliminação de líquidos desnecessários para o corpo e que causam a sensação de inchaço. É sempre importante ressaltar que apenas a ingestão do chá não promove mudanças milagrosas, mas quando combinada com a prática de atividades físicas e uma alimentação saudável e balanceada, pode apresentar resultados muito bons.

  • PROPRIEDADES ANTIOXIDANTES E ANTI-INFLAMATÓRIASResultado de imagem para cavalinha chá

Os radicais livres são substâncias muito nocivas para nosso organismo e responsáveis por modificar a estrutura de células causando até tumores e cânceres. A cavalinha foi classificada em 2010, como fonte natural de antioxidantes que combate a ação dos radicais livres e auxiliam no rejuvenescimento e combate às doenças. Fora isso em 2004, após testes, as propriedades anti-inflamatórias foram constadas por proporcionar alívio da dor e diminuição de sangramentos.

  • CUIDADO COM A PELE, UNHAS E CABELOS Imagem relacionada

O chá, além de ingerido pode ser aplicado na pele, especialmente por sua ação adstringente que previne o aparecimento de espinhas através do controle da oleosidade da pele. Fora isso, ajuda a fortalecer as unhas que são mais frágeis e quebradiças, uma boa dica é mergulhar a mão na infusão uma vez por semana. Os cabelos também são beneficiados com a ingestão do chá, existem até shampoos a base de cavalinha, isso porque a sílica presente na erva ajuda no tratamento de queda de cabelo e caspa, nutre e traz brilho.

São muitas as propriedades e benefícios desse chá, que além de tudo é bastante acessível, mas, as precauções são sempre importantes. A infusão não é indicada para diabéticos, porque pode favorecer a baixa de glicose no sangue, pessoas com pressão baixa, crianças, mulheres grávidas ou que amamentam. É importante ressaltar que o uso prolongado não é recomendado, a sugestão é usar por até dois meses intercalando-os com pausas de uma semana.

Compartilhe nas redes sociais!