Você Já conhece a tâmara?

No livro Paisajes y naturaleza en Al-Andalus, a autora Fatima Roldan Castro afirma que um morador do deserto consegue sobreviver três dias com apenas uma tâmara. A apreciação vai muito além do sabor, lá o fruto faz com que a vida seja possível, por isso é tão importante e valorizado. As tâmaras,são cultivadas há milênios e originárias de regiões desérticas, como o norte africano e o sudoeste asiático. No antigo Egito, representavam status e prestígio, e assim foi durante muito tempo na Europa também. Hoje, é reconhecido cientificamente que esses frutos têm propriedades fundamentais para nossa saúde, por isso separamos aqui alguns benefícios que as tâmaras podem trazer quando incorporadas à dieta.

  • RICA EM FERRO E FIBRAS

As tâmaras são fonte de ferro que é essencial para o transporte de oxigênio pelo sangue, a ausência de ferro causa doenças como anemia. Fora isso, tem uma quantidade significativa de fibras, componentes que auxiliam muito na regulação do intestino. Combinada com uma alimentação balanceada, as tâmaras podem ajudar significativamente no tratamento da anemia e combater a prisão de ventre.

  • MAIS POTÁSSIO QUE A BANANA E MUITO MAGNÉSIO Resultado de imagem para tamara

Uma tâmara chega a ter três vezes mais potássio que uma banana. Esse componente é fundamental para o bom funcionamento do organismo, especialmente auxiliando nas funções cardiovasculares, como o controle da pressão arterial. A presença de selênio, manganês e principalmente magnésio no fruto também é significante, por isso ajuda no fortalecimento e saúde dos ossos.

  • FONTE ENERGÉTICA

Por conta das grandes quantidades de glicose, frutose e hidratos de carbono, as tâmaras são ótimas fornecedoras de energia para o corpo, bastante indicadas para quem pratica atividades físicas, tanto por essa propriedade, quanto pela citada anteriormente. Além disso, são utilizadas milenarmente por quem habita as regiões desérticas, onde ela se reproduz, para aguentar as longas caminhadas, já que seu conteúdo é metabolizado de forma vagarosa e colabora para manutenção do corpo quando submetido a um ritmo intenso e prolongado de esforço.

  • VITAMINA A E ÁCIDO ASCÓRBICO

As tâmaras ainda auxiliam no tratamento das acnes através do retinol (vitamina A), presente em sua composição. E para completar, tem ação anti-inflamatória, pela presença do magnésio e do ácido ascórbico, muito relacionado com o sistema imunológico, prevenindo e tratando resfriados.

Outra dica importante é não exagerar no consumo, justamente por sua grande quantidade de açúcar, o ideal de consumo é no máximo três unidades por dia, sempre mantendo as recomendações médicas que se adéquam a sua realidade.

A variedade desse fruto está relacionada com a quantidade de água e açúcares presente, podendo ser secas (mais comum no Brasil), semi-secas ou moles. As tâmaras são muito versáteis e podem ser incorporadas a sua alimentação de diferentes formas, desde a ingestão pura, até em bolos e doces ou ainda substituindo o açúcar em vários momentos. Agora que você já conhece um pouco mais sobre a tâmara, que tal renovar seus hábitos alimentares?

Compartilhe nas redes sociais!