Benefícios do chá de Hibisco

As flores do gênero Hibiscus são muito comuns no Brasil, você consegue encontrar em praticamente qualquer canteiro. Mas, existe uma certa espécie, Hibiscus sabdariffa, que proporcionam inúmeros benefícios para o corpo humano e, o chá do cálice dessas flores estão ganhando cada vez mais popularidade, especialmente por ser um grande auxiliar na perda de peso. Hoje, vamos falar sobre as vantagens de incluir o chá de hibisco na sua alimentação.

  • PROPRIEDADES

Rico em vitaminas A, B1, B2 e C, além de conter ácido fólico e fitonutrientes, colabora significativamente para o bom funcionamento do sistema imunológico e a manutenção da saúde da pele. Fora isso, a presença de flavonoides, evidente pelas cores vibrantes das flores, favorece a ação antioxidante, melhorando a atividade cognitiva e prevenindo doenças neurológicas. O chá de hibisco ainda conta com fósforo, ferro, potássio e magnésio, essenciais para o bom funcionamento e fortalecimento de órgãos vitais.

  • DIURÉTICO E MELHORA A FUNÇÃO INTESTINAL

Componentes presentes no chá auxiliam no equilíbrio do hormônio aldosterona, responsável pelo controle de sódio nos rins, colaborando para o bom funcionamento desses órgãos e contra a retenção de líquidos. Além disso, os fitonutrientes presentes no hibisco estimulam as funções hepáticas e renais, de forma que os movimentos intestinais são intensificados, facilitando todo o processo digestivo. Recomenda-se tomar um pouco do líquido durante o jejum matinal ou ainda depois das principais refeições.

  • PROTEÇÃO PARA O FÍGADO

Por conta de suas propriedades antioxidantes, o chá de hibisco é um ótimo aliado contra a ação de radicais livres nas células do fígado, atuando na prevenção e no tratamento de doenças relacionadas a esse órgão. Atua também na queima de gorduras abdominais, prevenindo inflamações graves causadas pelo acúmulo de gordura no fígado.

  • PREVENÇÃO DA SÍNDROME METABÓLICA

Apesar do nome complicado, a síndrome metabólica está presente na vida de grande parte da população brasileira. É caracterizada por alguns problemas que impedem o bom metabolismo do corpo, bem como o excesso de açúcar no sangue, LDL (colesterol ruim) ou a hipertensão, o que acaba por ocasionar diversas problemas sérios de saúde, como o colesterol, a diabetes ou complicações cardíacas. A boa notícia é que a presença de flavonoides e antioxidantes no chá de hibisco, favorece muito a redução de LDL, elevando as taxas de HDL (colesterol bom). Além disso, previne a diabetes principalmente por auxiliar na assimilação da insulina e no controle da glicemia. Já falamos sobre como o chá estimula as funções renais, portanto fica claro que também desempenha um papel importante na diminuição do excesso de líquidos e, finalmente, no controle da pressão arterial.

  • EMAGRECIMENTO

Por todas essas características já mencionadas, fica evidente que a ação do chá de hibisco também proporciona perda de peso, seja pela aceleração do metabolismo, queima das gorduras abdominais ou eliminação do excesso de líquidos. Outros pontos importantes a serem destacados são as propriedades inibidoras da alfa-amilase, processo que converte o amido em açúcar, proporcionando uma redução significativa na absorção de carboidratos; e a interferência da bebida no processo de adipogênese (formação natural do tecido adiposo  através da formação e agrupamento de células gordurosas), impedindo o amadurecimento das células e diminuindo sua concentração principalmente nas regiões abdominais e do quadril.

É recomendado ingerir a bebida durante a manhã ou entre as refeições, se atentando para não tomar mais do que três xícaras por dia e seguindo sempre as orientações de um profissional da saúde. A bebida é servida fria na maior parte das vezes e, é preparada com o cálice dos botões secos da flor. Não é indicado para mulheres grávidas, especialmente por sua ação hormonal e diurética. Por fim, é importante ter em mente que o uso do chá potencializa as funções do organismo, mas seus resultados são realmente sentidos quando combinados alimentação saudável e prática de exercícios físicos. É uma ótima opção, especialmente por ser facilmente encontrado e pela acessibilidade de preços.

Compartilhe nas redes sociais!